Maio 2015: quando a serpente se encontra com a Cabra

Escrito no dia 28/Abril/2015 por

desenho de serpente

Com o início de maio, o mês do Dragão termina e começa o mês da Serpente, o dia 6, dois dias depois da lua cheia.

Dando uma olhada a como está a correr o ano da Cabra até agora, analisando o caminho que o mundo está a tomar e as coisas que acontecem ao meu redor, eu diria que nos próximos 3 meses, os associados com a Serpente, o Cavalo e a Cabra, a tendência é às coisas ser bastante intensas e interessantes, até o início de agosto, quando o Macaco teria de trazer um bocado de bom senso para fazer as coisas mudar de uma forma mais previsível até tudo ficar óptimo no seu lugar.

Alias, com o começo de maio deveríamos notar uma tendência à espiritualidade, e por isso vai ser um bom momento para fazer introspecção num nível íntimo, algo assim como um tempo para deixar para trás o velho e começar coisas novas, isso é claramente positivo, e uma oportunidade que devemos tentar explorar.

O menos bom é por causa da tendência da Serpente para desenrascar planos complexos e cuidadosamente elaboradas, geralmente de uma forma bem-sucedida, mas este ano a inteligência fria da Serpente combinada com a criativa e artística mente da Cabra não dão um resultado óptimo, e é provável que quanto mais complexo o plano seja, mais este irá dar problemas da maneira mais inesperada e engraçada.

Então, basicamente é uma questão de ter mais confiança no destino e bom senso que não acreditar em cálculos complexos e estratagemas escuras, a melhor estratégia para lidar com as cabras e as suas influências muitas vezes é simplesmente actuar de maneira calma e aberta, com uma boa dose de otimismo e boa vontade.

Serpente vegetariana

Mas como vivemos num mundo tão desnecessariamente complexo, durante o mês da Serpente no ano da Cabra vai ser difícil entender o que está acontecendo ao seu redor para a maioria das pessoas, muito mais ver um caminho claro para resolver esses problemas; e na prática, a estratégia certa vai ser tentar encontrar uma forma de substituir os esquemas obsoletos por outros mais simples e lógicos, que, basicamente, atinjam o mesmo objetivo de forma mais eficiente e provavelmente melhor do que o estilo antigo; não é um tempo para olhar para trás e lamentar o passado, mas sim para olhar para o futuro.

Então, em Junho, com o mês do Cavalo, todas essas coisas novas que apareceram no mês da Serpente vão crescer num ritmo acelerado, e em Julho, com o mês da Cabra multiplicando a energia do seu próprio ano tudo é possível... mas já falarei sobre isso o próximo mês ;-)

Curiosamente, no início do mês da Serpente, o 6 de maio, coincide com a atividade máxima da chuva de estrelas conhecida como Eta-Aquaridas, que, como o seu nome indica são visíveis na constelação de Aquário, mas não é muito ativa, cerca de 20 a 30 meteoros por hora no máximo, é discreta como a serpente... e curiosamente, os meteoros que puderam-se ver essa noite são, na verdade, pedaços do cometa Halley, que passa perto do nosso planeta a cada 76 anos.

chuva de estrelas

De qualquer forma, por causa da lua cheia, não será fácil ver esta chuva de estrelas... mas mesmo assim, acho que pode valer a pena olhar para o céu à noite, quem sabe se a serpente poderia-nos conceder um desejo durante o seu mês ^_^

Além disso, este mês de Maio não tem mais eventos astronómicos notáveis que eu saiba, e também não há festivais chineses importantes como nos meses anteriores... talvez é a causa da tendência à introversão e vida interior da Serpente ;-)

Curiosamente, o 15 de maio é o dia do mês quando a Lua está mais próxima da Terra e deveria de ser vista alta e grande no céu à noite... mas coincide que é a Lua Nova o 18 de maio, por isso é apenas uma lua muito curta que poderia ser visível aqueles dias pouco antes do amanhecer, supondo que você está bem atento, não há nuvens nem nenhum outro obstáculo que esconda o horizonte...

Depois, a partir do 22 de maio e até o 2 de Julho deveria ser possível ver a chuva de meteoros conhecida como Ariétidas, embora os máximos coincidem com o início do mês do cavalo, o 6 de Junho, e mesmo assim não são geralmente fáceis de ver porque estão muito perto do Sol, na constelação de Áries, o bom momento é, portanto, pouco antes do amanhecer.

Também acontece que no momento mais intenso do mês da Serpente, em torno ao 23 de maio, haverá uma oposição de Saturno em relação à Terra e o Sol, é mais fácil de ver com este gráfico:

Saturno Oposição no mês da serpente 2015

Confesso que não tenho tempo para aprofundar neste tema, é melhor ter os olhos bem abertos esse dia e ver se algo especial acontece ;-)

Além de tudo isto, desejo apenas que a Cabra combinada com a Serpente nos traga muitas surpresas agradáveis durante o mês de maio, tente ser otimista, que isso harmoniza melhor com a essência do ano e a tendência dos tempos ;-)

Nacho, o autor

Nacho (o autor)

No meu tempo livre gosto de estudar astrologia chinesa entre muitas outras coisas, assim foi que fiz este site web sobre o tema.

Nasci na Espanha há já 45 anos, em 1999 terminei de estudar engenharia industrial e começei trabalhar como técnico de sistemas Unix, no ano 2004 começei com este web site, e desde o 2008 estive a morar e viajar num barco de vela; até o ano 2018 quando decidi vender o barco e ficar estável na ilha de Santa Maria.

Pode ver o meu perfil completo aqui.

Contato

Las Cartas de la Vida © 2004-2024